quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Refexão - Módulo 4- Relações Interpessoais: abordagens psicológica

Para compreendermos melhor o assunto abordado, neste módulo foi abordado construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico que permitam uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os autores envolvidos na construção da cidadania.


Pense um pouco:
- Como você trabalha na escola?
- Quais as tarefas que você desenvolve no seu dia-a-dia?
a psicologia poderia lheajudar a realizar essas tarefas de outro modo?
- Os ensinamentos da psicologia poderiam lhe ajudar a ser mais feliz no seu cotidiano?
- Faz sentido pensar em aspectos do desenvolvimento dos alunos? E quanto ao seu próprio desenvolvimento?

*Faça a sua reflexão sobre estas questões e coloque-as também no seu memorial!

6 comentários:

  1. Da melhor forma possível. Trabalho na cozinha sou merendeira tento fazer de tudo um pouco ensinando as crianças o bom hábito de se alimentar bem explicando o pouco que sei sobre os alimentos e o que ela pode proporcionar a saúde. Trabalho na cozinha sou merendeira tento fazer de tudo um pouco ensinando as crianças o bom hábito de se alimentar bem explicando o que sei sobre os alimentos e o que ela proporcionar a saúde. Mais do que nunca a psicologia precisa se fazer presente em nossa rotina, em muitos momentos só nos condena e compromete, ao colocar os alunos iguais, pois são diferentes. Com toda certeza, a psicologia e a educação como sendo de complementaridade, de construção, para avançar no entendimento, compreender as atitudes adversas que a criança tem no ambiente escolar.

    O importante é considerar a relação entre a psicologia e a educação como sendo de complementaridade, de construção, para avançar no entendimento desses dois campos do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Neste módulo foi muito importante falar das relações interpessoais e psicológicas. Tivemos uma aula muito aproveitável com a professora Noêmia, onde falou um pouco sobre a psicologia e de sua importância na vida do ser humano e do funcionário da escola.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós utilizamos "uma Psicologia" no nosso dia-a-dia, seja ela Ciência ou Senso Comum.
    No meu trabalho as mudanças de comportamento. humor e sentimentos são inevitáveis entre todos; porém procuro sempre trabalhar com alegria e fazendo o melhor.
    Sou merendeira numa creche, e estou em contato com as crianças o tempo todo, e por isso também sou uma educadora. E a psicologia me ajuda a entender melhor algumas formas de agir e de pensar.
    Cada criança tem uma forma peculiar de reagir aos estimulos do meio e o seu desenvolvimento também é diferente de uma criança para outra.
    A personalidade é vista como um processo que constitui e se desenvolve ao longo de toda vida.
    Assim, o educador em sua formação, como profissional de educação, deve pensar por experiências que façam sentido, permitindo uma reflexão de ações.È importante que o aducador esteja seguro de sua prática e de si mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Como você trabalha na escola?
    - Quais as tarefas que você desenvolve no seu dia-a-dia?
    a psicologia poderia lheajudar a realizar essas tarefas de outro modo?
    - Os ensinamentos da psicologia poderiam lhe ajudar a ser mais feliz no seu cotidiano?
    - Faz sentido pensar em aspectos do desenvolvimento dos alunos? E quanto ao seu próprio desenvolvimento
    Resposta:
    Em meu trabalho procuro exercer minha função com responsabilidade para que todos possam admirar meu trabalho e com isto agradar a todos
    2-Ao chegar, dedico ao meu compromisso de levar cafe aos professores, cuido da alimentação das crianças.procuro deixar o meu local de trabalho em ordem e distribuo a alimentação na hora certa
    A PSICOLOGIA tirou muitas duvida sem relação ao comportamento.
    3-A psicologia me ajudou e sempre me ajudara a a ser mais feliz, a entender o ser humano.
    4-em ambas partes, valorizando o aluno eu tb me valorizo, a uma troca de respeito e isto faz parte de um bom desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  5. Este modulo me orientou muito,principalmente na questão da psicologia, diariamente somos habituados a nos manifestar de forma grosseira perante muitas tribulações, sabendo esse que teria outra forma de resolver, forma de educação, na escola procuro trabalhar da melhor forma possivel, realizando meu trabalho com responsabilidade e cmpromisso, sempre chego cedo, adianto alguns serviços, procuro sempre ouvir os superiores e tb expor minhas ideias,vejo isto como froma de educar-se.

    ResponderExcluir